Qual o maior diferencial deste curso? A excelência e o comprometimento da equipe que o conduz.
Somos um coletivo de profissionais apaixonados pela Educação Inclusiva, unindo décadas de experiência prática em sala de aula, pesquisa acadêmica relevante e atuação direta na formação de educadores. Não somos apenas instrutores; somos agentes transformadores que vivem os desafios e as conquistas da inclusão diariamente.
Conheça nosso time!
Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe, atualmente trabalho na secretaria do Departamento de Teatro, na mesma instituição, junto a Coordenação do curso.
É artista plástica e arte/educadora formada pela FAAP/SP, em 1991. Estudou História da Arte na Texas University at Austin, Design na School of Visual Arts e Litografia na Columbia University em New York/USA. Fundou a empresa "Arteducação Produções", em 2001. É mestre (2003) e Doutora (2012) em Artes Visuais pela ECA/USP e pós-doutora pela UNESP/SP em 2017. Em 2 de julho de 2002 teve um AVC de tronco e como sequela adquiriu a síndrome do locked in, ou seja, ficou tetraplégica, muda e disfágica mas inteiramente consciente e com a cognição plenamente preservada.
É encenador, performer, ator, produtor teatral e consultor em Acessibilidade Cultural. Docente Adjunto do curso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. Atua como professor permanente do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (UFAC) e atualmente ingressou no Mestrado Profissional de Educação Inclusiva da UFS. Coordenador e produtor dos Encontros de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens.
Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, SP (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Desenvolvimento Infantil e seus Desvios pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Planalto Norte. Licenciada em Educação Física e Graduada em Fisioterapia, ambas pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunta lotada no Centro de Educação Letras e Artes-CELA da Universidade Federal do Acre-UFAC.
Professora do Departamento de Terapia Ocupacional-UFS e da Residência Hospitalar Multiprofissional-UFS; Orientadora da Liga de Atenção à Pessoa com Deficiência-UFS; Doutoranda em Estudos de Gênero e Feminismo-UFBA, com foco em mulheres com deficiência e Teoria Crip; Mestre em Terapia Ocupacional-UFSCar, com foco em Tecnologia Assistiva e Engenharia de Materiais; Especializada em Tecnologia Assistiva- AACD; Especializada em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior-UFSCar; Terapeuta Ocupacional-UEPA.
Maicyra Leão é artista-pesquisadora e docente do Departamento de Teatro da UFS. No Curso, conduz a interface da formação, estruturando e implementando conteúdos no AVA para garantir qualidade em educação à distância. Sua trajetória articula criação poética multissistêmica, processos artísticos imersivos e conviviais, performances em espaços públicos, além de dialogar com a cultura popular e com práticas contemporâneas. Pós-doutora pela Universidade Livre de Berlim, atualmente investiga interseccionalidades entre cuidado materno, imigração, interculturalidade e equidade de gênero.
Licenciado em Música pela UFPe, Mestre em Música pela UNESP e Doutor em Música pela UFBA. É professor efetivo na UFS atuando no curso de Teatro. Com boa experiência em ensino coletivo e arranjos didáticos para grupos de violão, é autor dos livros "Na ponta dos dedos - exercícios e repertório para grupos de cordas dedilhadas" e "Na ponta dos dedos Estratégias para o ensino coletivo de violão". Leciona disciplinas como Expressão Vocal, Tic's no ensino de Teatro, Sonoplastia, Arte Contemporânea, Montagem cênica entre outras.
Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS UFRJ/Fiocruz/UERJ/UFF), com financiamento da FAPERJ. Doutor e Mestre em Sociologia, bacharel em Sociologia, Antropologia e Ciência Política pela UFSCar, e especialista em Direitos Humanos, Acessibilidade, Inclusão e Saúde (ENSP/Fiocruz). Atua nas áreas de sociologia da saúde, ciência e tecnologia, com foco nas interações entre deficiência, funcionalidade e aprimoramento humano. É membro dos grupos de pesquisa GIFT-H+ e Sexualidade, Cultura e Entretenimento (SEXENT).
Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo IBPEX/FACINTER, Graduada em Música (UFBA) e em Pedagogia (UESB). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal de Sergipe (2022) atuando nos componente curriculares de Educação Musical. Filiada à Associação Brasileira de Educação Musical e à Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Cognição, Educação Básica, Educação Musical Especial e Inclusiva.
Licenciada em Educação Física (UFS), Mestra em Educação (USP), Doutora em Educação (UFBA). Professora atuante com a Educação Básica no Codap/UFS e com a formação docente na UFS e docente do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/UFS). Tem experiência com os temas currículo, corpo e cultura, prática pedagógica, formação docente, educação inclusiva.
Anderson de Araújo Reis possui doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Diretor do Centro de Referência em Educação Especial (CREESE), atua como Professor/Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - UFS - Linha de pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC). Aprendente de si, do autoconhecimento, atua na formação de professores com enfâse em educação especial na perspectiva da educação inclusiva, Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado, Sala de Recursos Multifuncionais e Avaliação biopsicossocial na perspectiva da educação.
Graduação Arquitetura Urbanismo (UFBA), mestre Arquitetura Urbanismo (UnB). Doutora Arquitetura Urbanismo (UFBA). Está COORDENADORA DE AÇÕES INCLUSIVAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UFS. PROF DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UFS, desenvolve pesquisa e extensão em Acessibilidade Universal. Foi docente do Curso de Urbanismo da UNEB. Atuou como docente e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UNIFACS. Foi Diretora de Acessibilidade e Políticas Públicas do Estado da Bahia. Elaborou e coordenou o PROJETO DE ACESSIBILIDADE PARA O CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR.
Sou a profa. Rosana Givigi do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Há 30 anos tenho os processos de inclusão da pessoa com deficiência como foco de meu trabalho e pesquisas, o que me motivou a fazer o mestrado, doutorado e pós doutorado na área de Educação Especial. Estaremos juntos no Módulo 1 do curso e acredito que será muito proveitoso. Este será um módulo introdutório, em que serão apresentados os fundamentos e marcos legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Espero vocês!
Professora Adjunta na Universidade Federal de Sergipe, Campus de Itabaiana, Departamento de Geografia. Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014 e 2018), realizou estágio de Doutoramento no Instituo de Educação da Universidade do Minho em Portugal (2016-2017). Com experiências na área de Geografia, com ênfase em pesquisa no Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Cartografia Geral, Mapeamento, Cartografia Escolar, Cartografia tátil, Ensino de Geografia, Formação de professores, Ensino de geografia na perspectiva inclusiva, pessoas com deficiência visual, Cultura e diversidade na inclusão escolar.
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Pós-doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos temas relacionados à Filosofia Política Contemporânea, a partir dos seguintes autores: Hannah Arendt e Michel Foucault. Atua também na área das Artes Visuais, com ênfase em Arte Contemporânea, Estética e Política, Nudez Corporal e Corpos não Hegemônicos e Arte DEF. Atualmente está à frente da Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA), a qual está vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), dos cursos de Licenciatura em Dança e no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, doutora em Artes pela Universidade de Brasília (UnB), membro e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22, e intérprete-criadora do Núcleo Coletivo 22. Capoeirista do Espaço Cultural Águas de Menino, vinculado ao Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô. Diretora artística do Grupo de Dança Diversus, vinculado ao Laboratório de Práticas Inclusivas PRAMIGO. Foi coordenadora das Ações Afirmativas da Universidade Federal de Goiás (2018-2021).
Pedagoga, doutora em educação especial pela Universidade Federal de São Carlos, professora do atendimento educacional especializado na rede municipal de Brodowski, SP, colaboradora da Revista Emília Leitores e leituras para um mundo mais igualitário, plural e justo.
Gislana Maria do Socorro Monte do Vale (CE) é uma mulher negra, cega, ativista pelos Direitos Humanos, escritora, poeta, doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará e pesquisadora Colaboradora do Laboratório Corpos Naturezas e Sentidos (LABCONATUS) da Universidade Federal Fluminense. É pesquisadora associada do Grupo de Pesquisa Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural (GPAAC) da Universidade Federal de Sergipe, vice-coordenadora do Fórum de Acessibilidade Cultural da ABRACE e membra dos GT’S de Acessibilidade Cultural da FUNARTE e do Ceará.
TUTORES
Alexandre Batista Paixão
Ana Catarina Menezes M. Oliveira
André Luis Santos
Bruna Santana de Oliveira
Carla Iamara de Passos Vieira
Daniela Araújo Santos
Edcley Vasconcelos Leite Serra
Emanuelle dos Santos Silva
Erica Costa Alves
Everton Rodrigues dos Santos
Gabriel Rodrigues De Sá
Helba R. do Nascimento Santos
Isabelle Santos Nascimento
Ivanildo Araujo Nunes
Jerliano Dias Monteiro
José Eduardo Santos da Silva
Leandro Santana da Silva
Lucas Andrade Santana
Maria Rafaela Ferreira Souza
Marcos Galdino de Lima
Raylane D'Almas Carvalho Gois
Rodrigo da Silva Almeida
Rozevania Valadares de M. César
Sarah Karenine P. Ribeiro Proença
Tiago Fagundes Santos
Villiam Cruz da Silva
Wagner Dos Santos Guimarães
Wexyza Ferreira de Lima Moraes