O I Simpósio Gestão Escolar e Educação Inclusiva na Educação Básica: Práticas de Acessibilidade nos Contextos Educacionais integra as ações formativas do projeto desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe, no Departamento de Teatro, que tem como finalidade promover a formação continuada de gestores e gestoras da Educação Básica da rede pública no estado de Sergipe, fortalecendo as políticas e as práticas voltadas à Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Com base na proposta do curso de aperfeiçoamento de 180 horas, o Simpósio constitui um espaço de reflexão, diálogo e socialização de saberes, reunindo pesquisadores, professores, gestores escolares, estudantes e representantes de movimentos sociais comprometidos com a defesa da educação pública, inclusiva e acessível.
O evento propõe a discussão de temas fundamentais para o contexto da gestão e da escola inclusiva, tais como: marcos legais da Educação Especial, diversidade e direitos humanos, acessibilidade, atendimento educacional especializado (AEE), projeto político-pedagógico, entre outros. A programação reúne palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentações artísticas, voltadas à construção de práticas pedagógicas acessíveis, éticas e participativas.
Além de fortalecer o diálogo entre Ensino Superior e Educação Básica, o Simpósio busca mobilizar os contextos escolares e comunitários para uma escuta sensível às realidades locais, valorizando as experiências de gestores e educadores na promoção de uma escola anticapacitista, democrática e solidária.
O encontro também reafirma o compromisso do projeto com a produção e a difusão de conhecimento acessível, registrando as discussões e resultados em e-books e materiais digitais, a fim de ampliar o alcance das ações formativas e contribuir com a consolidação de uma rede de estudos e práticas sobre gestão escolar, inclusão e acessibilidade.
Assim, o I Simpósio Gestão Escolar e Educação Inclusiva na Educação Básica constitui um marco no processo de formação e reflexão coletiva sobre os desafios e as possibilidades de construir escolas verdadeiramente inclusivas, em que todos os sujeitos tenham o direito de aprender, ensinar e participar plenamente da vida educacional e social.